Empty the Warrens foi banida na Holanda
Primeiro eu vou explicar as diferenças (antes desse novo anuncio) entre as regras que eles usam e as que nós usamos:
1. eles consideram a menor raridade da carta sempre, nós consideramos a última raridade.
2. a lista de banidas deles tem as seguintes diferenças: Demonic Consultation, Darksteel Citadel e Skeletal Scrying são banidas lá e aqui não, e AEther Vial, Isochron Scepter, Berserk são banidas aqui e não lá.
No final das contas, a diferença 1 é mais relevante do que a diferença 2, pois cartas como Pestilência, Matrona Goblin e Trinket Mage são cartas super fortes e comuns! Dá para fazer decks significativamente mais fortes com as regras deles.
O que aconteceu com o ambiente lá? Desde setembro do ano passado, incrivelmente todos os campeonatos são vencidos por um deck: Storm Goblins (chamado por eles de Dirty Kitty), e no último, em fevereiro, esse deck ficou em 1o e em 3o lugar com dois jogadores diferentes.
Eu vou apresentar esse deck, explicar a diferença de um deck similar que pode ser feito com as nossas regras, e depois os decks que a galera usou lá para tentar ganhar dele (e que não conseguiu).
Storm Goblins - Groningen (Dirty Kitty)
Creatures |
---|
4x Goblin Matron |
1x Goblin Recruiter |
2x Goblin Sledder |
4x Skirk Prospector |
1x Goblin Bushwhacker |
4x Mogg War Marshal |
2x Wild Cantor |
4x Tinder Wall |
4x Fecundity |
|
Como esse deck funciona? Basicamente é colocar várias fontes de mana (lotus petal, tinder wall), e num turno só colocar muitos goblins através das magias de dar mana (rite of flame e seething song) e o Empty the Warrens. Com a fecundidade em jogo, é possível comprar o deck inteiro e fazer o que quiser.
Nas nossas regras, não é possível usar Goblin Matron como comum, o que enfraquece o deck, mas eu acredito que nao consideravelmente. Uma lista que eu montei tem a seguinte diferença:
-4 Goblin Matron
+3 Goblin Bushwacker
+1 Goblin Sledder
O deck é realmente muito forte e consistente! Comba rápido e mata sem dó. Uma boa sugestão para os jogadores competitivos.
Para combater esse deck, vimos o pessoal de lá da holanda usar vários decks baseados em preto com bixos fortes, seja preto e branco ou preto e verde (ver decks "WeeBee" e "Moosebite" das listas dos campeonatos). Com um pouco menos de êxito o pessoal usou decks azuis baseados em Thopter Foundry ou decks verdes como Elfos e Eldrazi.
Acredito que não dá muito para comparar com o nosso ambiente, pois nem temos um "ambiente" de verdade ainda. A diferença dos decks que usam lá é bem grande, penso que se mais gente começar a jogar conosco teremos um movimento de aproximação às listas desses holandeses. Bom, vamos ver o que acontece no nosso próximo campeonato.
--
Bom, como a carta-chave do deck é o Empty the Warrens, lá na Holanda agora ela é banida.
Também, para valorizar outros decks, eles desbaniram Demonic Tutor, Darksteel Citadel e Counterbalance.
Apesar de eu jogar de azul, acredito que seja a cor mais chata (e forte) do jogo, e creio que desbanir Counterbalance é um erro, pois essa carta deixa o jogo chato.
Agora é esperar para ver o que acontece lá e aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.