Há um impasse na comunidade de Magic Peão sobre a raridade das cartas, uma vez que a mesma carta pode ser lançada em edições com raridades diferentes. Por exemplo: Story Circle foi lançado em Máscara de Mercádia como incomum, e depois em Oitava Edição como rara, e Pestilence foi lançada em Quarta Edição como incomum, depois em Saga de Urza como comum, e depois em Sexta Edição como incomum novamente.
Em geral, a regra é: considera-se a menor raridade em que a carta já foi lançada. Então no nosso exemplo Story Circle é incomum e Pestilence é comum.
Porém, nos seguimos outra regra:
Considera-se a raridade da carta lançada na edição mais recente.
Tomamos essa decisão por considerar que a Wizards, criadora do jogo, revisa sempre seus conceitos, e por isso, quando uma carta é relançada, revisa também a raridade dela.
Nesse caso, portanto, Story Circle é rara e Pestilence é incomum. O que é compatível com o nível de poder das cartas atuais.
Não são consideradas edições comemorativas como decks pré-montados e relançamentos promocionais, como as cartas de From the Vault: Exiled.
São consideradas as edições online, pois essas também revisam a raridade de cartas muito antigas, como a MTGO Masters Edition.
--
Essa regra faz com que, em geral, os decks que usamos são mais "fracos" do que os decks postados em outros sites de Magic Peão.